Utilizados em queimadas por todo o mundo, veículos aéreos não tripuláveis trazem mais segurança e inteligência para a atuação de profissionais envolvidos nessas operações.

DJI Brasil

Os drones são ferramentas de apoio que podem ser cruciais em incêndios florestais de grande escala, que tendem a ficar fora de controle rapidamente e que colocam em risco os profissionais das esquipes de resgate e de combate ao fogo.

Há pouco tempo de reação entre o começo do fogo e o momento em que se torna incontrolável. Os drones conseguem oferecer aos bombeiros uma visão panorâmica do terreno e, além disso, os ajudam a determinar para onde o fogo deve se mover em seguida. Isso permite que os profissionais que atuam em seu combate possam tomar decisões rápidas e assertivas sobre o deslocamento da equipe de brigadistas e, se necessário, da evacuação de comunidades que possam ser impactadas.

Além disso, os drones voam em altitudes mais baixas que os helicópteros e navegam em espaços apertados ou perigosos, fornecendo uma imagem mais sutil da situação. Com recursos de imagem térmica, eles podem localizar pontos quentes em uma cena de incêndio em segundos e ver pessoas presas mesmo em áreas de fumaça espessa. Os veículos aéreos não tripulados, podem ser utilizados pelas equipes de Corpo de Bombeiros desde o planejamento de ação para conter as queimadas até para o mapeamento do dano após o incidente.

Velocidade de resposta e tomada de decisão
Um drone ajuda a decidir em minutos o tipo e a quantidade de recursos que devem ser enviados para a ocorrência. Alguns drones também são equipados com sensores térmicos, que usam radiação infravermelha para ajudar os socorristas a localizar pontos de calor de seres humanos e focos de incêndio que mostram para onde é mais provável que o fogo se espalhe. Mesmo antes dos bombeiros chegarem no local, os comandantes são capazes de tomar decisões apenas a partir dessas imagens, transmitidas ao vivo para seus computadores.

Segurança dos profissionais envolvidas
Os drones ajudam a monitorar a equipe para garantir que sejam enviados na direção certa e em segurança, e para ajudá-los a determinar se há necessidade de enviar forças de reserva.

Mapeamento rápido e recuperação pós-incidente
Os drones carregam duas câmeras diferentes: uma câmera visual e uma câmera térmica. A câmera visual oferece uma visão em tempo real de diferentes situações, capaz de identificar facilmente a equipe de bombeiros ou equipamento próximo. As câmeras térmicas procuram a assinatura de calor humano ou de incêndio.

Os drones também desempenham um papel importante após o fogo ter sido apagado.

Sobre a DJI Brasil
A DJI possui loja autorizada no Barra Shopping (Rio de Janeiro). A marca vende seus produtos já homologados pela Anatel e trabalha com diversos revendedores no país como Kalunga, Magazine Luiza, Ponto Frio e Fast Shop.

Serviço
DJI Brasil
tel.: 0800 880 9983
support.br@dji.com
dji.com/br