É nesta época de tempestades de verão que os problemas de infiltração e umidade ficam mais evidentes.  A Vedacit preparou algumas dicas para ajudar a identificar os problemas e investir na manutenção preventiva para não ser pego de surpresa.

Vedacit

As áreas mais afetadas pela chuva são as paredes externas e a laje. Pinturas com bolhas, descascando, rachaduras e rodapés escuros (com aspecto de mofo ou bolor) são as indicações mais evidentes. Para corrigir, as argamassas poliméricas, como Vedatop e Vedatop Flex, conferem excelentes resultados, pois vedam, eliminam vazamentos, umidade e podem receber pintura após a aplicação, já que não são tintas de acabamento.

Na laje a inspeção deve ser mais detalhada, reparando se há trincas, fissuras, limo, se o caimento está correto (água acumulada é um sinal preocupante) e ralos suficientes. Ainda na parte superior observar com atenção a caixa d’água (está tampada? Tem fissuras?), as calhas (devem estar sempre desentupidas) e no caso de objetos instalados posteriormente (antenas, câmeras e cercas de segurança) garantir que a fixação foi feita adequadamente, de preferência em um suporte. Os produtos indicados são a manta líquida Vedapren Fast – que reflete os raios solares, reduzindo parte do calor absorvido pela estrutura, com excelente cobertura e alta resistência a intempéries – e a manta asfáltica Vedamax Lajes – que tem vedação máxima, longa durabilidade e impermeabilização total.

Ainda na área externa da casa é importante verificar se há pisos soltos na garagem ou corredor e se as jardineiras apresentam manchas. Na parte interna os indícios mais evidentes aparecem na pintura das paredes. A investigação visual é o passo mais importante para identificar o problema. Depois disso a recomendação é contratar um especialista para indicar os melhores procedimentos e produtos para os reparos necessários.

A manutenção preventiva é a opção mais eficiente e barata. Quando a impermeabilização é feita corretamente a casa fica protegida e as eventuais reformas passam a ser mais duradouras. Apesar da peculiaridade de cada caso, alguns dos principais produtos indicados para a prevenção são: Acqüella e Vedapren Parede para fachadas; Vedacit e Neutrol nas fundações e paredes de encosta; Vedaflex para juntas de dilatação em pisos e paredes.

Serviço:
Vedacit
0800-833-2248
vedacit.com.br