Neste ano as grandes apostas em arquitetura remetem ao design minimalista – onde menos é mais – e ao contemporâneo, composto de tons neutros, texturas como concreto, cimento, madeira e ao mesmo tempo abrem espaço para as cores vivas e estampas. Nesta proposta diferenciada de minimalismo, os ambientes são funcionais e livres de excessos, porém extremamente aconchegantes, alinhando a estética à funcionalidade. Elementos naturais como concreto, tijolo, madeira, cores sóbrias como cinza, branco, preto, argila em suas diversas intensidades são algumas das características que compõem o estilo, que busca uma construção mais sustentável.

Outra forte tendência deste ano é a busca pelo conforto e a pela tranquilidade dos espaços como ponto principal, utilizando cores neutras em tons pastéis. Para aqueles que preferem destacar o ambiente com estilo jovem e contemporâneo podem optar por cores vivas, peças laqueadas e estampadas. “Independente do estilo escolhido, vale apostar nos revestimentos de madeira e nos painéis suspensos com formas geométricas” explica Mônica Campino, arquiteta e gerente de especificações da OWA Sonex.

Outro item que faz toda a diferença é o uso de forros e revestimentos acústicos como parte integrante da arquitetura, proporcionando conforto acústico e redução de ruído ao ambiente. Seja em projetos tradicionais ou contemporâneos, os forros e revestimentos desenham uma nova arquitetura em recintos corporativos, hotéis, centros culturais, instituições de ensino, shoppings, hospitais, restaurantes e academias. “O interessante é que, hoje em dia, dispomos de materiais com elevado desempenho acústico e segurança ao fogo, disponíveis em diversas opções de cores e modelos, para que possam ser customizados de acordo com o estilo de cada projeto. Um exemplo são as Nuvens Sonex illtec da OWA. São painéis acústicos suspensos, ideais para quem quer apostar nas formas geométricas como decoração do ambiente” indica Mônica.

Com a linha Nexacustic, além de escolher perfurações, modelos e cores de acordo com a proposta decorativa, é possível criar superfícies curvas ou elementos suspensos, como baffles e nuvens. A linha é constituída de forros e revestimentos produzidos em madeira MDF ignífugo, proporcionando um visual elegante ao ambiente.

“Uma das cores que está em alta neste ano é o cinza, que remete ao concreto aparente ou cimento e texturas do estilo industrial. O forro mineral UNIQUE é ideal para compor este design ao mesmo tempo que proporciona conforto. Apresenta aspecto de concreto natural em diferentes nuances, mais claras ou mais escuras” indica a arquiteta.

Seguindo a linha minimalista, o forro acústico monolítico OWAplan é formado por painel em fibra mineral revestido com véu e pintura texturizada; atribui um visual clean e sofisticado ao ambiente, além de atender aos requisitos internacionais de qualidade e de sustentabilidade. “É um produto que propicia grande flexibilidade de integração com o projeto arquitetônico, alta refletância e maior aproveitamento da luz natural” finaliza Mônica.

Serviço:
OWA
(11) 4072-8200
owa.com.br