Com estrutura de reserva de água, Vaso Flex desenvolvido com material reciclado facilita a manutenção e evita enovelamento das raízes.

Ecobags para cultivo em pequenos espaços

Árvores de pitanga, amora, jabuticaba e cítricas, como limão e tangerinas, se adaptam muito bem ao cultivo em vaso em pequenos espaços. Essa é uma tendência que veio para ficar.

Como facilitar a manutenção desse tipo de plantio em casa e outros ambientes:
O primeiro passo é observar o local que a planta irá ficar. Algumas necessitam de mais horas de Sol, outras nem tanto. O especialista em Design Biofílico João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo da Ecotelhado, explica que a Jabuticabeira, por exemplo, se sai bem na meia-sombra. “Não precisa de Sol direto durante o dia, mas de boa iluminação pelo menos meio período. Tivemos uma ótima experiência recentemente na área de convivência de um condomínio”, diz.

Com pouco espaço e cada vez menos árvores nas cidades, é possível cultivar uma linda amoreira e ter esse gostinho de infância. O ideal é que ela seja plantada em um vaso grande e em um lugar com bastante entrada de Sol.

Para facilitar a manutenção dessas e outras espécies, João Manuel Feijó desenvolveu um vaso diferente dos tradicionais de plástico ou cerâmica. A novidade é produzida com geomembrana. “Nossa proposta é incentivar o cultivo em um vaso leve, o que o torna mais fácil de manusear. Outro benefício é que criamos uma estrutura para armazenamento de água em sua base”.

Segundo ele, uma membrana de absorção no Vaso Flex impede o enovelamento das raízes, mantendo a árvore e a planta saudáveis por muito mais tempo. Além de ter uma reserva de água na parte de baixo, que ajuda a manter bem as plantas, é possível inserir um sistema de irrigação automatizado.

Se o espaço para plantar estiver à sombra, Feijó sugere o cultivo de Singônio e Boldo Jardim. “São duas espécies que resistem bem e não exigem cuidados grandes. A ideia do Vaso Flex é que as plantas tenham durabilidade e ocupem espaço na vida das pessoas por bastante tempo. Esse contato com a natureza faz toda a diferença na saúde e no bem-estar”, ressalta o engenheiro da Ecotelhado.

Serviço:
Showroom Ecotelhado
Praça Tenório de Águiar, 2, Jardim São Paulo, São Paulo-SP
Agendar horário no telefone: (11) 97527-2662

Ecotelhado
Tel.: (51) 98157-2928
ecotelhado.com