Unir significados e sensações transmitidos pelo rosa e o amarelo, destacar aspectos de suavidade e prosperidade, trazendo delicadeza para interiores e a elegância para os exteriores.
Esse é o intuito da tonalidade Manteiga de Cacau 2696E, eleita pela Tintas Eucatex como Cor do Ano 2021, em estudo desenvolvido com a Tendere, consultoria de tendências voltada para o Brasil e hemisfério sul.
A cor de 2021 traz em seu nome uma indicação a algo untuoso, que protege a pele e traz textura aos alimentos. Um tom que tem a capacidade de nos aquecer e vitalizar quando perdemos as energias, ideal para o momento conturbado que o mundo atravessa, repleto de incertezas. Um amarelo suave que nos remete a experiências de deleite e prazer.
Manteiga de Cacau é um tom que se apresenta como um desdobramento da cor Modernismo, escolhida para 2020, que trazia em si um aspecto conciliador e energizante, para acalmar os ânimos em meio a uma crise financeira e política que já começava a ser percebida. Com a chegada da pandemia da Covid-19 estas questões se aceleraram, exigindo mais cautela e calma para lidar com o turbilhão de emoções intensificadas no período.
Patrícia Sant’Anna, CVO e diretora de pesquisa da Tendere, explica que os tons amanteigados vêm ganhando espaço dentro do segmento de marcas premium e de luxo, mas se adaptam facilmente a propostas populares. “Trata-se de um amarelo suave, que nos fala sobre experiências de deleite e prazer. Uma cor simples e versátil, que consegue se adequar a composições populares e sofisticadas, pois simboliza a vida, a alimentação, proteção, traz a sensação de um leve romantismo e harmonia”, explica.
Em cenários tão incertos e desafiadores que presenciamos, Manteiga de Cacau desperta um sentimento de estabilidade e esperança. Na perspectiva da psicologia das cores, o amarelo tem como característica energizar os espaços de convívio, pois remete à alegria, felicidade e inteligência. É uma cor que traz otimismo ao cotidiano. Já o seu sub tom rosa revela a fragilidade, a doçura e uma visão positiva sobre o futuro.
O estudo coordenado por Argemiro Sanches, gerente de Marketing da Tintas Eucatex, é desenvolvido a partir de quatro grupos de gosto, identificados como perfis comportamentais que mais se destacam dentro da sociedade brasileira. A partir das referências e aspectos que mais se repetem entre essas macrotendências, é definida a cor do ano e suas quatro paletas de cores.
Sanches, que é um grande incentivador do uso das cores como ferramenta de auto expressão, destaca a importância de Manteiga de Cacau como a cor de 2021. “Manteiga de Cacau 2696E é a cor que consegue transitar por todas as quatro macrotendências, trazendo os sentimentos certos para o momento que vivemos no País e no mundo”, finaliza.
Serviço
Tintas Eucatex
0800 17 25 54
eucatex.com.br/tintas/