Considerar a ação de intempéries e outros agentes no momento de escolha da tinta, além da aplicação sem desperdícios, pode determinar a sustentabilidade, durabilidade e segurança da obra.

Tintas de alta performance Solventex para projetos sustentáveis

A sustentabilidade tem sido um tema muito presente na construção civil. Cada vez mais, os projetos de arquitetura têm considerado essa questão, tanto na fase de obra como na operação e manutenção dos edifícios. Por conta disso, a indústria de tintas é um dos setores que têm investido em projetos e desenvolvimento de produtos químicos de alta tecnologia, pensando na redução de resíduos durante a produção, uso de soluções de baixo impacto ambiental e que possam prolongar a vida útil dos substratos.

Embora a questão dos materiais seja um dos pontos principais para a sustentabilidade dos projetos, nem sempre as tintas estão inseridas nestas questões. “Os atributos sustentáveis da tinta industrial estão relacionados à escolha da melhor solução para um determinado fim, como produtos que considerem a ação de intempéries e outros agentes, o que, consequentemente, poderá determinar a durabilidade e segurança da obra”, comenta Kelly Marques, supervisora de marketing da Solventex.

Outro ponto a ser avaliado é o desperdício. De acordo com a supervisora, para evitar que isso ocorra, além da escolha adequada do sistema de pintura, é preciso calcular corretamente a quantidade de tinta que a superfície irá demandar. “Isso contribui para uma aplicação sem desperdícios e também para evitar prejuízos com produtos que não serão utilizados imediatamente e, consequentemente, gerem gastos e descartes de resíduos desnecessários”, ressalta a especialista.

Para suprir essa demanda, a Solventex, presente no mercado há 57 anos, conta com uma linha completa de produtos Industriais adequados para a pintura e manutenção preventiva, a fim de aumentar sua durabilidade e reduzir os custos com reparos. Com a crescente utilização de estruturas metálicas na construção civil, a empresa oferece produtos específicos em sua Linha Industrial Especial, elaborados com o propósito de aumentar a proteção de superfícies ferrosas e não ferrosas. As opções incluem primers e esmaltes PU e epóxi, com propriedades anticorrosivas e grande resistência às variações do tempo e agressões químicas, proporcionando excelente acabamento e durabilidade.

Entre outros destaques, a marca oferece as linhas Epóxi para Piso e Esmalte Epóxi, para superfícies de concreto, e o Esmalte PU Acrílico, que deve ser utilizado sobre um primer adequado, para diversos tipos de superfícies, como fibra de vidro. “O conceito de sustentabilidade faz parte de nosso DNA, somos uma das pioneiras no investimento em pesquisa e desenvolvimento de uma linha de primer anticorrosivo à base água, o que só é possível a partir da utilização de matérias-primas de alta tecnologia.”, conclui Kelly.

Serviço
Solventex Tintas
tel.: 0800 55 9088
solventex.com.br