A Astra desenvolveu o passante modular corta-fogo, peça plástica que deve ser utilizada na etapa da concretagem. Ela permite deixar aberto o vão por onde passarão as diversas tubulações.

Passante modular corta-fogo para tubulação Astra

Este produto possuí também uma fita de material intumescente, que reage ao calor e expande seu tamanho. No caso de incêndio, o material intumescente já enclausurado na laje é forçado a se expandir para dentro, estrangulando a tubulação já amolecida pelo calor e fechando o vão pelo período de até duas horas, tempo este que atende à norma de desempenho e à solicitação do corpo de bombeiro para edifícios de até 120 metros de altura.

O produto foi ensaiado no LSFEx (Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP) e responde às exigências da norma ABNT NBR 6479, ou seja, critérios de resistência térmica, resistência mecânica e estanqueidade, a fim de garantir a segurança do sistema que auxiliará na preservação da vida e do matrimônio dos futuros moradores em um eventual incêndio.

No mercado existem outras soluções para atender à norma de desempenho e às instruções técnicas do corpo de bombeiro. No caso da utilização, após o momento da concretagem, o produto que encontramos é uma cinta metálica com o material intumescente em seu interior. O problema deste tipo de solução é o preço, que acaba chegando a cerca de três vezes o valor que seria gasto caso a selagem corta-fogo fosse planejada anteriormente e feita no momento da concretagem.

Outro produto que encontramos no mercado é a própria fita intumescente vendida em rolo, porém esta não é uma solução completa. Quando comparamos o passante corta-fogo com esta opção, notamos que:
• Ele evita o desperdício da fita, uma vez que o corte é feito em fábrica;
• Não há erros na instalação in loco, dado que esta fita possui diversas particularidades ao ser instalada para garantir seu bom funcionamento;
• A fita fica protegida da entrada de nata de concreto entre ela e a parte plástica;
• Caso chova, o material intumescente não será encharcado, o que prejudicaria seu funcionamento.

Além de todas estas vantagens, há também a redução de mão de obra da construtora e o passante já oferece uma solução para a passagem de tubulações pela laje, não apenas a selagem corta-fogo.

Para ajudar na tomada de decisão menos custosa e mais efetiva para sua obra, a Astra conta com uma equipe dedicada a este produto, trabalhando junto ao cliente, desde o levantamento do quantitativo de material até a validação do produto em obra.

Serviço:
Astra
0800 165 051
astra-sa.com.br