EPI feito de DuPont™ Kevlar® elimina cortes e abrasões em construções supervisionadas pela TÜV SÜD Brasil. Resistência, durabilidade, maleabilidade e até a cor são diferenciais do produto.

Luva para segurança nos canteiros de obras

Os trabalhadores da construção civil devem não apenas se prevenir contra acidentes graves, mas também contra abrasões e pequenos cortes nas mãos, sempre inconvenientes. Uma iniciativa da TÜV SÜD Brasil conseguiu erradicar a ocorrência desses ferimentos nas obras de clientes nacionais, sendo premiada pelo seu sucesso .

No grupo alemão TÜV SÜD, mais conhecido pelos serviços de auditoria, certificação e treinamento, a TÜV SÜD Brasil é a divisão de engenharia consultiva, responsável pelo gerenciamento e fiscalização de construções e empreendimentos de infraestrutura. Após estudos de campo e de indicadores de desempenho, a empresa identificou a necessidade de impedir as pequenas lesões nas mãos nos canteiros de obras.

“Abrasões e cortes muitas vezes não são graves, dissuadindo seus registros como acidentes de trabalho. Mas até uma pequena escoriação prejudica a capacidade laboral”, pondera Leo Eduardo Couto Queirolo, Engenheiro Coordenador Geral da TÜV SÜD Brasil .

Segundo Queirolo, as lesões se repetiam nas obras supervisionadas mesmo com o uso de luvas de raspa ou de lona pelos trabalhadores. Por isso, a empresa iniciou a procura por um EPI mais adequado.

Mãos mais protegidas
A ideia foi adotar uma luva não apenas mais resistente, mas também confortável e que não prejudicasse a destreza dos trabalhadores. Com o apoio técnico da DuPont e da Balaska, o projeto obteve o resultado esperado por meio de uma luva de proteção com a tecnologia DuPont™ Kevlar®.

Numa série de testes em laboratórios e obras, o novo produto foi aprovado pela TÜV SÜD Brasil e pelos usuários. A implantação da luva foi apoiada por um programa de treinamento, em que os trabalhadores aprenderam desde noções sobre como prevenir lesões nas mãos até as melhores práticas de uso, armazenagem e higienização do EPI .

Nos oito primeiros meses após a introdução da novidade, em 2019, nenhum acidente de corte ou abrasão foi registrado nas obras gerenciadas pela TÜV SÜD Brasil. “Além do grande aumento do nível de segurança, a maleabilidade é elogiada pelos usuários. O conforto e a flexibilidade das novas luvas de Kevlar® trouxeram uma revolução para os canteiros de obras”, avalia Queirolo .

A cor é outro diferencial das novas luvas. Por serem pretas, elas mostram menos as sujidades, contribuindo para um aspecto mais profissional nos trabalhos. Além disso, são laváveis e reutilizáveis por até quatro vezes, uma característica sustentável por diminuir significativamente o volume do descarte de materiais .

Prêmio
O projeto de gestão de riscos da TÜV SÜD Brasil obteve a segunda colocação na categoria Corte e Abrasão do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador em 2019 . “Os esforços integrados dos parceiros contribuíram com o objetivo máximo de quem atua em segurança e saúde no trabalho: o de que os colaboradores retornem todos os dias para casa da mesma forma como vieram ao serviço, íntegros e dispostos”, afirma Queirolo .

Em 2020, o Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador terá sua 10ª edição. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: www.premiodupont.com.br.

Sobre DuPont Segurança & Construção
DuPont Segurança & Construção é líder mundial no fornecimento de inovação para as necessidades essenciais da vida, como água, abrigo e segurança; permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Corian®, Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec®.