Em tempos de quarentena, o home office se tornou mais do que necessário para combater o avanço do novo coronavírus e muitas pessoas tiveram que criar um cantinho de trabalho dentro de suas casas pela primeira vez na vida.

Simonetto

Projetos de Gustavo Rocha, Luana Freire, Monica Pajewski, Mauricio P. Terence

A Simonetto, empresa de móveis planejados, selecionou algumas dicas e inspirações.

• Avalie o espaço.
É necessário levar em consideração se o local será utilizado todos os dias ou pontualmente duas ou três vezes por semana. Para quem mora em uma casa grande, vale investir em um cômodo exclusivo para o escritório. Já em apartamento pequeno, o home pode ser projetado na sala ou até mesmo no quarto, por exemplo.
• Faça um estudo com o arquiteto para ajudar na implantação. Contar com a ajuda de um profissional é super importante para identificar qual o melhor local para fazer a adaptação do home office. É fundamental levar em conta não apenas as necessidades da pessoa que utilizará o espaço, mas também a de toda a família na hora de escolher o local.
• Evite a proximidade com a cozinha. Nesses tempos de quarentena, as reuniões estão sendo cada vez mais via vídeo conferência. Por isso, na hora de escolher o local do home office é necessário pensar em qual será o fundo que vai aparecer na sua chamada. É bom evitar ficar próximo da cozinha onde a movimentação e barulho costuma ser maior ou do espaço de recreação das crianças, por exemplo.
• Personalize o espaço. É muito melhor ficar horas em um ambiente com o qual você se identifique do que em um local sem decoração ou com cores que não sejam do seu agrado. Os detalhes decorativos fazem toda a diferença. Papel de parede, quadros ou fotos ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante.
• Se puder, aproveite a luz natural. Nada como o sol para trazer boas energias. Uma boa ideia é escolher um local próximo a uma janela ou entrada de luz para montar o seu escritório em casa.
• Invista em um móvel ergonômico e que permita organização. Escolha uma mesa do tamanho adequado, em que todos seus materiais de trabalho tenham espaço para serem distribuídos. Uma cadeira confortável para ser usada durante todo o período também não pode faltar. Esses são itens indispensáveis para um bom ambiente de trabalho.
• Um pouco de verde sempre faz bem. Trazer algumas plantas ajuda a decorar o home office e também faz bem para a saúde, uma vez que já foi cientificamente comprovado que a presença de plantas diminui o estresse nos escritórios, além de contribuir para a manutenção da umidade do ar.
• Aposte nos nichos e prateleiras. Para criar um espaço de home office organizado, prateleiras e nichos podem ser ótimos aliados. Uma vantagem é que eles possuem fácil instalação e ainda ajudam a decorar o espaço. Outra opção que também facilita muito a organização dos materiais é investir na instalação de um armário planejado e de gaveteiros.

Serviço:
Simonetto
(46) 3547-8888
simonetto.com.br