Produtos são inspirados em Poemas de Portinari; além da coleção, Juliana Medeiros assinou a Exposição Nuances no stand da marca na Expo Revestir 2020, com projeções mapeadas para que os visitantes pudessem interagir .

Cerâmica Portinari

Existem várias formas de sentir e interpretar uma poesia. Alguns se alegram, outros se emocionam, podendo rir e até mesmo chorar. Todos esses sentimentos inspiraram a arquiteta Juliana Medeiros a criar uma coleção inspirada na natureza e em Poemas de Portinari como lançamento da cerâmica Portinari na Expo Revestir 2020.

Coleção Nuances da Natureza por Juliana Medeiros
Além de ser um dos maiores pintores brasileiros, Candido Portinari também foi um grande poeta. A coleção Nuances da Natureza traz um olhar para natureza e o sentir da arquiteta Juliana Medeiros ao ler os poemas. “Ao ler os poemas de Portinari, sorri, chorei e me conectei. Escutei as árvores e os pássaros como habitualmente gosto de fazer, mas estava ali debruçada em seus versos sentindo tudo de uma forma diferente”, explica Juliana, que está à frente do escritório Juliana Medeiros – Arquitetura Emocional, de Curitiba (PR). Ao sentir e ouvir a natureza enquanto criava a coleção, interpretando a emoção presente em cada movimento das árvores, cantar dos pássaros e encanto dos poemas, criou uma linha de revestimentos e um papel de parede que trazem leveza e sensibilidade.

Os revestimentos criados são Areias Decor, Areias do Mar, Areias Calmas e Folhas ao Vento; e o Papel de Parede Natureza Imaginária, também assinado por Juliana Medeiros, e a grande novidade da Portinari neste ano. Na coleção Areias, a arquiteta reproduziu em porcelanato as areias que se movimentam, se acalmam e por vezes contam histórias.
Movimentos e nuances da areia molhada são retratados nas peças, que se unem a uma textura minimal e delicada, conferindo também a calmaria da areia ao cessar o vento. Um mix de possibilidades é apresentado com as peças Areais Decor, com produtos lisos e “degradê” de relevo. Essa versatilidade possibilita criar o movimento das areias e a possibilidade de criar espaços monocromáticos com nuances de texturas. Já com as peças Folhas ao Vento, a leveza do movimento das folhas desperta sensações. Juliana sentiu esse silêncio musical que inspira, preenche e dá energia para a vida. O baixo relevo representando várias camadas de folhas ao vento com o toque natural.

Natureza Imaginária
A Cerâmica Portinari inova no lançamento do Papel de Parede Natureza Imaginária, que apresenta um mundo imaginário através de nuances do feito à mão e muita delicadeza presentes no papel de parede. Esses elementos permitem que cada um possa sentir da sua forma, moldar na mente à sua maneira. “São nuances de diferentes tons, de diferentes formas e texturas. Que esse imaginário sempre possa estar presente em nossas vidas. Camadas da paisagem com montanhas e nuvens que podem ser interpretadas de diferentes formas”, descreve a arquiteta. O papel de parede traz uma natureza imaginada nas formas orgânicas. Montanhas e folhagens aquareladas em movimento são retratadas no papel de parede composto por 4 módulos e permite diferentes combinações. “O especificador pode criar a sua natureza imaginária”, complementou Juliana Medeiros.

Sobre Juliana Medeiros
Juliana Medeiros é arquiteta e urbanista, especialista em arquitetura emocional para experiências de marcas. Premiada internacionalmente com um If Design Award em 2018, desenvolve conceitos e projetos de experiências para grandes marcas há mais de 10 anos, com projetos em eventos no Brasil e exterior. Acredita que as marcas são grandes influenciadoras e devem transmitir suas mensagens de forma relevante e com impacto. Seu propósito é compreender a essência das marcas e proporcionar experiências através dos espaços, gerando conexões emocionais com significados que gerem resultados, reflexões e permaneçam na memória das pessoas.

Serviço:
Juliana Medeiros – Arquitetura Emocional
tel.: (4 1 )  3 0 7 6 . 9 5 5 6
julianamedeiros.com

Cerâmica Portinari
0800 701-7801
ceramicaportinari.com.br